No Ensino Remoto Emergencial (ERE), os estágios do curso de Psicologia possuem uma nova dinâmica para seu funcionamento. As Normas para o Estágio no ERE podem ser acessadas aqui. No ERE os contratos de estágio serão realizados via Sistema da FURG, maiores informações podem ser visualizadas no site da PRAE.
 
Estágios
 
O estágio obrigatório supervisionado específico - Ênfase em Psicologia Social
O Estágio em Psicologia Social (código 10784), localizado no 7º e 8º semestres no QSL do curso, anual, 24 créditos, 360 horas totais possui como pré-requisito as seguintes disciplinas, conforme Deliberação 60/2017 COEPEA:
1.1 Ética e Legislação em Psicologia
1.2 Psicologia Educacional
1.3 Psicologia Institucional
1.4 Psicologia Comunitária
1.5 Psicologia do Desenvolvimento III
 
Após conclusão destas disciplinas, o/a estudante que pretende realizar o estágio, junto com a Coordenação de Estágios, verificarão se no local pretendido para estágio há um/a psicólogo/a, conforme PPP do curso de Psicologia (2012) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2004, 2011). Caso afirmativo, será averiguada a possibilidade de oferta de estágio e, de oferecimento de orientação no local pelo profissional da Psicologia. Conforme o PPP do curso de Psicologia (2012), alguns lugares já se configuram como instituições concedentes para a prática de estágio obrigatório. 
 
Para facilitar o acesso e informações dos locais de estágio, a Coordenação de Estágios organiza uma reunião, geralmente em novembro, com os/as supervisores/as locais de estágio, os/as supervisores/as acadêmicos/as e, os/as estudantes do 3º e 4º anos na intenção de que os/as futuros/as estagiários/as possam planejar o estágio em Psicologia Social no ano seguinte. 
 
Caso a proposta de estágio se efetive, é necessário firmar um Termo de Convênio entre Furg e Instituição Concedente do Estágio - no caso desse termo não ter sido firmado anteriormente e/ou não estar em vigência. Finalmente, antes de se matricular na disciplina de Estágio em Psicologia Social (10784), sugere-se a consulta aos professores/as da área para averiguar a possibilidade de orientação acadêmica. 
 
No início do 7º semestre, já matriculado/a na disciplina de Estágio em Psicologia Social, é fundamental que o/a estudante esteja com a documentação exigida pela PRAE (Formulário de encaminhamento, Termo de compromisso e Plano de trabalho) previamente firmada antes do início de suas atividades.
 
Ao longo do estágio em Psicologia Social, os/as estudantes deverão entregar um Relatório Parcial de Atividades (no final do primeiro semestre) e um Relatório Final de Atividades (ao término do estágio) e serão acompanhados/as pelos supervisores/as locais e acadêmicos/as em todas as suas atividades, bem como por meio da realização da disciplina de Tópicos do Estágio em Psicologia Social 1 (código 10785,  no sétimo semestre) e Tópicos do Estágio em Psicologia Social 2 (código 10786, no oitavo semestre). 
 
Quaisquer dúvidas, esclarecimentos e/ou problemas ocorridos no estágio devem ser informados à Coordenação de Estágios do Curso.
 
 
O estágio obrigatório supervisionado específico - Ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde
Documentos