Reconhecimento: Portaria 272 de 03/04/2017. Publicada no D.O.U. de 04/04/2017

Projeto Político Pedagógico (2006)

Projeto Político Pedagógico (2012)

Projeto Político Pedagógico (2023)

Normas Atividades Complementares

Normas de TCC (2023)

Alteração Curricular Delib. 60/2017

Curricularização da Extensão - Res. COEPEA/FURG 62/2023 

Portaria 1272/2020 NDE 

Portaria 2346/2021 NDE

Portaria 475/2023 NDE

Portaria 3038/2023 NDE

Perfil do Candidato:

O Curso de Psicologia da FURG pretende formar um psicólogo generalista com conhecimento da diversidade da ciência psicológica, comprometido com as necessidades sociais, capaz de um desempenho qualificado do ponto de vista científico e técnico. Pautado em princípios éticos e dos Direitos Humanos, deve estar preparado para atuar interdisciplinarmente, com a competência para produzir, difundir e utilizar conhecimentos e procedimentos da Psicologia em diferentes contextos que demandem análise, avaliação e intervenção em processos psicológicos e psicossociais, na promoção da qualidade de vida e na construção de uma sociedade mais solidária e justa.

 

Competências e Habilidades:

Interesse pela ciência: os profissionais devem estar aptos a dominar os conceitos, os procedimentos básicos e os métodos específicos da Ciência da Psicologia. Além disso, devem ter uma postura científica como orientação em toda a sua atuação profissional;

Firmeza na tomada de decisões: a atuação dos profissionais deve fundamentar-se na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, sempre baseados em consistentes evidências científicas;

Trabalho integrado e interdisciplinar: os profissionais devem ser capazes de atuar cooperativamente com seus pares de profissão e interagir produtivamente com profissionais de outras áreas do conhecimento;

Tolerância científica: os profissionais devem ser capazes de compreender e de agir dentro de sua ciência, na perspectiva aberta e flexível admitindo a pluralidade e a diversidade de possíveis abordagens, sem considerarem a própria como exclusiva, excludente, hegemônica e auto-suficiente;

Atenção à saúde e à qualidade de vida: os profissionais devem estar aptos a empreender ações e intervenções de prevenção, promoção, cuidado, proteção e reabilitação da saúde nos seus diversos níveis, bem como a realizar as suas atividades dentro das mais elevadas exigências da qualidade de vida e pautadas pelos princípios da ética/bioética;

Qualidades interacionistas: os profissionais devem estar aptos a assumir posições de liderança e de relações coletivas, sempre tendo em vista o ideal do bem-estar da comunidade;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a administrar, gestar e gerenciar recursos humanos, físicos, materiais e de informação, com espírito de iniciativa e de liderança;

Confidencialidade: os profissionais devem manter o sigilo sobre as informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral;

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, fazendo da sua atualização contínua a base para a sua formação e sua prática, como compromisso permanente consigo próprios e a educação/treinamento das futuras gerações de profissionais, fomentando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais

 

Estrutura Curricular:

Constituem os eixos estruturantes do currículo:

A - Fundamentos epistemológicos e históricos - permitem ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.

B – Fundamentos teórico-metodológicos – garantem a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos de estratégia de produção do conhecimento científico em Psicologia.

C – Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional - garantem tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção, quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a contextos específicos de investigação e ação profissional.

D – Fenômenos e processos psicológicos - constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente.

E - Interfaces com campos afins do conhecimento - demarcam a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico, capaz de percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.

F - Práticas Profissionais – asseguram um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduando em diferentes contextos individuais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.

Duração: 5 anos

Turnos: vespertino e noturno

 

O profissional

O diploma de Psicólogo e o registro no Conselho Regional de Psicologia são condições necessárias para o exercício da profissão de Psicólogo.

Título: Psicólogo (bacharel em psicologia)

Registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP

 

Outros documentos do Curso:

Atas do Comitê Assessor: Ata 11/01/2023Ata 22/03/2023 - Ata 05/04/2023 - Ata 03/05/2023 - Ata 14/06/2023 - Ata 21/06/2023 - Ata 05/07/2023 - Ata 06/09/2023 - 04/10/2023 - 13/11/2023 - Ata 22/11/2023 - Ata 06/03/2024

Atas do NDE: 18/01/202319/04/2023 - 17/05/202331/05/2023 - 27/09/2023 - 28/02/2024